fbpx
Linha de Apoio ao Cliente: 808 208 408
Linha de Apoio ao Cliente: 808 208 408
+ de 25.000
MÁQUINAS COMERCIALIZADAS
Máquinas de Obras Públicas
e Movimentação de Cargas,
sendo que mais de metade
foram equipamentos JCB.
LÍDER
HÁ 25 ANOS
Em unidades vendidas
para o sector das Obras
Públicas e Construção Civil

JCB apresenta novidades para a movimentação de cargas e materiais no sector agrícola

JCB apresenta novidades para a movimentação de cargas e materiais no sector agrícola

A gama JCB de equipamentos para multicarregadoras de materiais no sector agrícola sofreu uma renovação total, com novos equipamentos e melhorias das gamas existentes que fazem com que a marca inglesa se converta, cada vez mais, num especialista no trabalho do campo. Desde as multicarregadoras telescópicas até às diferentes versões de carregadoras de rodas, foram beneficiados por novos motores, transmissões e maior ergonomia.

Através de uma apresentação on-line, foram dadas a conhecer as novas máquinas da JCB para o sector agrícola, que trocou os seus antigos motores por outros que cumprem a normativa de emissão de gases Stage V, introduzem novas caixas de velocidades e incluem melhoramentos ao nível da ergonomia e conforto nas suas cabines, entre muitas outras evoluções. Todas estas inovações se aplicam às várias gamas de equipamentos, como multicarregadoras telescópicas, carregadoras de rodas, carregadoras telescópicas de rodas e carregadoras compactas.

Multicarregadoras telescópicas

A multicarregadora telescópica tornou-se numa máquina cada vez mais comum nas explorações agrícolas. A sua versatilidade e adaptabilidade nos diferentes trabalhos que se realizam diariamente numa qualquer exploração tornam-nas especialmente apreciadas pelos agricultores e criadores de gado. Foi apresentada na JCB a nova gama de multicarregadoras telescópicas Loadall para o sector agrícola, cuja denominação identifica de forma clara a respetiva potência. Todos eles contam com novos motores que cumprem com a normativa de emissões Stage V e, para além disso, foi ampliada a oferta na gama média com a possibilidade de beneficiar da revolucionária transmissão DualTech.

Assim, as últimas multicarregadoras JCB Loadall estão equipadas com motores JCB 448 DieselMAX de 4,8 litros com um pack económico de tecnologias de pós-tratamento dos gases de escape, para cumprir a fase V da UE em termos de emissões e com potências correspondentes aos níveis de especificação AGRI, AGRI Supra e AGRI Xtra.

Nos modelos AGRI, o motor tem 109 cv de potência e 516 Nm de binário; nas versões AGRI Supra o motor desenvolve 130 cv e 550 Nm de binário, e nos motores AGRI Xtra o motor dispõe de 150 cv e 600 Nm de binário, para um rendimento superior.

Durante a apresentação destes equipamentos, o Diretor Geral da JCB Agriculture, John Smith, disse: “Estes motores de eficácia comprovada foram equipados para cumprir os últimos e excecionalmente restritos níveis de partículas NOx da UE, ao mesmo tempo que se eliminou a recirculação de gases de escape (EGR) e o turbocompressor de geometria variável, substituído por um turbo wastegate mais simples e controlado eletronicamente.”

Novas transmissões

A gama revista dos modelos e especificações inicia-se com a JCB Loadall 532-60 AGRI, que mantém o motor com 109 cv, mas que agora conta com a transmissão powershift Torquelock 4 de quatro velocidades da JCB, que inclui o bloqueio de conversor de binário para uma transmissão direta de grande eficácia. A este modelo junta-se o novo 532-60 AGRI Super, que conta com um motor de 130 cv e transmissão hidromecânica DualTech VT para levar pela primeira vez a combinação de tração hidrostática de baixa velocidade, suave e precisa, e de tração mecânica de grande eficiência energética às explorações de gado de pequena e média dimensão.

No extremo superior da escala de rendimento, o 560-80 AGRI Super tem uma caixa normal de quatro velocidades, mas a nova versão AGRI Xtra de especificação máxima, vem equipada com o motor de 150 cv e a conhecida transmissão AutoShift de seis velocidades de JCB ou a perfeita DualTech VT.

Todos os restantes modelos da gama – 538-60, 532-70, 542-70 e 536-95 – estão disponíveis com a especificação AGRI de 109 cv com transmissão JCB Torquelock 4, a especificação AGRI Super de 130 cv com transmissão powershift de quatro velocidades, AutoShift de seis velocidades ou DualTech VT, e com o pack AGRI Xtra que combina o motor de 150 cv com AutoShift de seis velocidades ou DualTech.

Equipamento 

Todas as multicarregadoras Loadall da Série III incorporam agora de série um joystick montado no banco, o que proporciona o último grito de conforto e comodidade dentro da cabine Command Plus, com uma visibilidade panorâmica de primeira classe, uma disposição lógica dos controlos e um generoso espaço interior.

O ar condicionado é opcional nas versões AGRI e AGRI Super, e nos modelos AGRI Xtra o sistema de série pode ser melhorado com o controlo de climatização automático.

A especificação AGRI inclui a suspensão JCB Auto Smooth Ride para a lança, e a opção de instalar até 11 luzes de trabalho LED para fazer da noite dia em redor da máquina – caraterística standard nos modelos AGRI Xtra, que também inclui um eixo dianteiro com diferencial de deslizamento limitado, coberturas contra sujidade e pó entre as secções da lança, e pontos de lubrificação traseiros centralizados nas versões de 7 e 8 metros.

Carregadoras telescópicas de rodas

A JCB lança uma nova gama de carregadoras de rodas no sector agrícola que estabelece novos standards de rendimento com uma transmissão Powershift de oito velocidades, pioneira no sector, e o motor mais potente da indústria numa máquina deste tipo. A gama engloba quatro modelos com novas variantes e melhorias no rendimento. As capacidades e alturas de elevação mantêm-se nas 3,2 toneladas e 5,2 metros para TM320 e TM320S, e de 4,1 toneladas e 5,45 metros para a TM420 e a nova TM420S.

A nova transmissão JCB Powershift de oito velocidades instalada em todas as carregadoras de rodas TM baseia-se nos componentes com provas dadas na unidade atual de seis velocidades, mas com mais duas velocidades adicionais que proporcionam um esforço de tração ótimo para diferentes tarefas e passagens suaves e progressivas entre as velocidades.

A versão de alta especificação desta transmissão com uma velocidade de 50 km/h é standard na nova TM420S e uma opção para a TM320S, os dois modelos de alto rendimento da gama equipados com as alfaias de utilização agrícola e de uso mais difíceis.

A mudança de alta velocidade proporciona uma deslocação rápida do armazém ao campo e entre parcelas ou uma deslocação mais silenciosa e económica de 40 km/h em baixos regimes.

A versão básica de 40 km/h desta transmissão de oito velocidades está montada nos modelos TM320 e TM420, desenhados para aplicações menos exigentes, com bloqueio de conversor de binário disponível entre as engrenagens de avanço cinco e oito.

Ambas as versões desta inovadora transmissão, desenhada e fabricada pela JCB, podem ser utilizadas manualmente, alterando as velocidades com os botões do joystick, ou mudando para o modo automático “inteligente” entre as velocidades cinco e oito.

Novos modelos

A potência da TM320S subiu até aos 150 cv, acompanhados de um binário de 600Nm, enquanto o novo TM420S, o mais alto da gama, conta com 173 cv e 690 Nm, e trata-se da primeira máquina JCB que utiliza esta nova potência superior para o motor JCB DieselMAX, o que a converte na máquina telescópica de carga e manipulação mais potente do mercado.

Ambos os modelos têm bombas de pistão hidráulicas de caudal variável, mas a TM420S dispõe de um sistema de lança «regenerativo», que aproveita o peso da lança para a descer rapidamente e conseguir assim tempos de ciclos de carga mais curtos, e a instalação de bomba dupla hidráulica com capacidade total de 100 cc para fornecer óleo a uma velocidade de 160 litros/minuto utilizando baixos regimes do motor.

Para aplicações menos exigentes, as últimas TM320 e TM420 oferecem uma grande combinação de caraterísticas e rendimento, melhoradas com a nova transmissão JCB Powershift de oito velocidades a 40 km/h com a sua maior variedade de relações. A TM320 recebe um aumento de potência e binário para 130 cv e 550 Nm, enquanto a TM420 conta com o último motor DieselMAX de 150 cv e 600 Nm de binário.

Estes modelos de uso genérico têm os mesmos valores de capacidade e altura de elevação dos seus homólogos «S», mas o sistema hidráulico de bomba de pistão de caudal variável de 63 cc e 230 bares da TM320 e o sistema de 72 cc e 269 bares da TM420 adaptam-se à exigência das tarefas.

 

Nova carregadora de rodas

A JCB 403 Plus reflete as dimensões e disposição da atual 403 Smart Power de 25cv (19 Kw), mas utiliza um motor de 50 cv (36 Kw) e um sistema hidráulico de 60 litros/min para enfrentar trabalhos mais exigentes e oferecer uma maior produtividade. Embora de reduzidas dimensões, apenas 1,1m de largura com pneus estreitos, apresenta uma enorme força para atingir uma produtividade inigualável em parques agrícolas estreitos, edifícios pequenos e outros locais reduzidos.

A transmissão hidrostática do modelo JCB 403 Plus está disponível nas versões de 20 km/h e 30 km/h. Una bomba de engrenagens de 60 litros/min disponibiliza óleo para a direção do chassis articulado, os braços de elevação e os implementos dianteiros.

Existe uma tripla opção para a cabine do operador: tejadilho fixo com párabrisas dianteiro e traseiro que proporciona um acesso mais fácil aos operadores que sobem e descem com frequência da máquina, enquanto a cabine fechada proporciona o máximo conforto com proteção total contra as intempéries, e uma unidade de aquecimento e desembaciador e limpa párabrisas dianteiro e traseiro. A altura total é de 2,2m com estas opções.

Para aceder a edifícios com portões, vigas ou tetos baixos, o toldo FOPS/ROPS articulado exclusivo da JCB pode ser rebaixado em 40 segundos, reduzindo a sua altura para apenas 1,84 metros, ao mesmo tempo que continua a fornecer proteção contra a chuva quando em posição elevada graças aos painéis de vidro na parte superior da cabine.

 

Novos motores nas carregadoras de rodas

Entre as várias novidades apresentadas, encontram-se também as carregadoras de rodas de gama média. Assim, as JCB 411 Agri, 413S Agri e 417 Agri contam agora com o último motor de quatro cilindros JCB DieselMAX de 4,8 litros, que incorpora o sistema JCB Autostop para ajudar os operadores a reduzir o consumo total de combustível através do desligar automático depois de um período no ralenti.

Os valores de potência máxima e binário do motor da 411 Agri mantêm-se sem alterações, com 109 cv, no entanto a 417 Agri recebe um aumento de 4% na potência máxima, com 130 cv, enquanto a JCB 413S obtém um aumento de 5% na potência, com 150 cv.

As JCB 411 Agri e 417 Agri estão desenhadas e equipadas principalmente para aplicações em superfícies duras, contando com uma transmissão JCB Powershift de quatro velocidades para operar em armazéns a granel e levar a cabo tarefas rotineiras de manipulação e carga nas explorações agrícolas, com a posição de condução central alta que oferece uma grande visibilidade panorâmica.

A designação «S» da JCB 413S Agri indica que esta carregadora está equipada para aplicações mais exigentes; tem uma maior potência de motor, uma transmissão Powershift de seis velocidades e diferenciais de deslizamento limitado opcionais dianteiros e traseiros para uma máxima tração.