A JCB presenteou o Guinness World Records Book com um novo record, alcançando uma velocidade média de 217.5688km/h com um trator, o Fastrac 2, conseguindo uma velocidade instantânea superior a 240km/h.
Ao volante do Fastrac, estava o mecânico de camiões e motociclista Guy Martin, que afirmou ser “um privilégio estar envolvido”.
As diferenças entre o Fastrac 2 e o anterior recordista Fastrac 1, um trator também da JCB, são ao nível da aerodinâmica, redução de peso e melhoria de desempenho.
“Usamos o Fastrac 1 como um banco de ensaio, o que nos permitiu avançar rapidamente e criar um trator mais leve e aerodinâmico”, comentou o diretor de inovação e crescimento da JCB, Tim Burnhope.
“Ainda conseguimos usar mais de 50% das peças Fastrac padrão, embora os pneus fossem um desafio totalmente diferente. Com 1,3 m de altura e 80 kg de peso, e geralmente avaliado em 40 km / h, havia muito trabalho a ser feito para evitar que crescessem e aquecessem. ”
Com vontade de ultrapassar o seu próprio recorde a JCB tornou o FASTRAC 2 10% mais leve, reduziu o peso para menos de 5 toneladas, e optimizou em 10% mais a eficácia da aerodinâmica.
As adições incluíram um paraquedas, um turbo compressor maior, além de injeção de água e refrigeração do ar de carga através de tanques de gelo, o que reduziu a temperatura de entrada em 50 graus.
A linha de transmissão teve uma nova embraiagem húmida de múltiplas placas que permitiu oferecer mudanças de marcha mais suaves para a caixa manual de seis velocidades e um desempenho de transição superior.